Novembro azul: incentivando os homens a cuidarem da saúde

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.  

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estado da doença e expectativa de vida.

A Go Cycle apoia o Novembro Azul. Aqui, saúde e bem-estar andam juntos!

Let's Go

Posts Relacionados

Sem categoria

Doces ou travessuras?

O clima de Halloween toma conta da Go Cycle essa semana e nossos coaches estão muito animados para as aulas mais que especiais preparadas para

Dicas

Por dentro da Go Cycle

Conheça nossos coaches! Quer confiança nos treinos?  Conheça o coach Guto! Augusto Loyola Macedo, de 29 anos, é curitibano e desde criança já sabia que

Dicas

Por dentro da Go Cycle

Conheça nossos coaches! Quando as sapatilhas se encontram: da dança ao pedal! Erika Perez Bartaline, de 31 anos, nasceu em São Paulo (SP), e por

Dicas

15 de outubro, dia do professor!

O Dia dos Professores é comemorado no Brasil no dia 15 de outubro. Nesta data, em 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável